terça-feira, 22 de novembro de 2011

Roçadeiras a Gasolina!

Olá amigos,

No primeiro post demos uma visão geral sobre as lavadoras de alta pressão e neste vamos tentar fazer o mesmo com as roçadeiras a gasolina com motor 2 tempos. Não deixem de postar suas dúvidas!

As roçadeiras a gasolina utilizam a mistura de óleo 2 tempos para lubrificar e fazer a queima junto com a gasolina, como o óleo não queima por inteiro ela necessita de manutenções semestrais para limpar e regular a máquina. Observações importantes são: utilizar sempre gasolina comum (nunca aditivada) e procurar não mudar a marca do óleo 2 tempos para não haver saturação do equipamento.

No mercado existem dois tipos de óleo 2 tempos: o mineral e o sintético, no Brasil é muito mais fácil encontrar o óleo mineral e quando começar utilizar um tipo de óleo deve permanecer com esse, pois misturar os tipos de óleo causa problemas no funcionamento da máquina.

Roçadeiras a gasolina são a maior tendência do momento por facilitarem o trabalho eliminando o uso de energia elétrica, o perigo dos fios e tendo muito mais força e autonomia de trabalho, mas precisam de mais cuidados que roçadeiras elétricas, pois pedem manutenções semestrais, precisam de atenção na mistura do óleo, uma dica importante é sempre usar o misturador adequado e nunca misturar em recipientes sujos ou com tampinhas do óleo, pois a mistura errada leva a fundir a máquina.

Em nossa oficina notamos que a grande maioria dos problemas ocorrem por falta de atenção e mal uso do operador. Diversos clientes transportam a gasolina em frascos de amaciante o que deixa uma "cola" no interior da máquina e faz com que ela necessite de limpezas fora de hora, o transporte de combustível deve ser feito em frascos limpos e próprios, nunca utilizar frascos de desinfetante, amaciante ou outro coisa do tipo. Outro problema muito comum é guardar gasolina misturada por dias o que leva a sedimentação do óleo e a sujeira causa a falha no funcionamento da máquina, indicamos que o tempo máximo de mistura seja 3 dias e sempre "chacoalhar" antes de colocar no tanque da máquina, outro fato importante é nunca guardar gasolina limpa por mais de 7 dias, indicamos que seja sempre comprado e misturado para utilização no dia.

As roçadeiras podem utilizar lâmina ou nylon independente de sua potência, mas a espessura do nylon deve ser adequada a capacidade da máquina, geralmente elas variam em 26, 33 e 43cc sendo que as menores são indicadas para jardins e as maiores podem fazer todo tipo de serviço e utilizar todo tipo de nylon.
Lembrando sempre que o carretel de nylon força mais o motor da máquina do que a lâmina por ser mais pesado e tendo isso em vista é necessário saber que a espessura do fio influencia muito no quanto a ponteira será forçada. Na utilização das lâminas os fabricantes indicam sempre que sejam de 3 pontas para dividir melhor o impacto na hora do corte e forçar menos a máquina, mas 90% das pessoas preferem a Lâmina tipo hélice (2 pontas) porque o serviço rende mais, mas deve-se tomar cuidado na hora de amolar para não desbalancear a lâmina e evitar usar lâmina torta para não causar danos a ponteira da máquina.

Engraxar a ponteira é muito importante para manter coroa e pinhão lubrificados e não deixar que ocorra um desgaste pré-maturo. Manter os filtros limpos também é algo que aumenta a vida útil do equipamento.

Estamos fazendo um apanhado geral, então com certeza ainda existem muitas informações a serem ditas e aguardamos as perguntas para poder ajudar ainda mais que conheçam os equipamentos.

Até o próximo post!

Abraços

319 comentários:

  1. oi meu nome e RICARDO eu tenho uma shindaiwa bp 35 ;eu gostaria de saber como eu vejo que minha maquina esta ficando carbonizado e se o desgaste natural do equipamento mostra algum sinal de manuseio inadequado......... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira as melhores roçadeiras na Agroshop.com.br http://goo.gl/P8HiB0

      Excluir
    2. Tenho uma C35 há 17 anos e sem problema com manutenção preventiva normal, quase sem gasto nenhum com manutenção, e ainda encontra peça tranquilo pra ela, qualquer peça.

      Excluir
  2. Olá Ricardo, sobre a carbonização um dos primeiros sintomas é que a máquina perde força pois a saida para o escapamento começa a ser fechada pelos resíduos de óleo e o filtro de ar começa acumular óleo, os fabricantes indicam uma limpeza a cada 6 meses de uso, mas tudo depende se a mistura está sendo feita de forma correta, se utiliza bastante ou não a máquina, pois a carbonização é efeito dos resíduos de óleo 2T que ficam na máquina, esse é um processo natural de toda máquina 2T, para saber se houve manuseio inadequado precisaria acompanhar o tempo entre uma descarbonização e outra e verificar se o nylon está na medida certa, ou seja, de um ilhós a outro do carretel no máximo, outro detalhe é que sua máquina é profissional, então sempre indicamos a utilização em alta rotação para melhor desempenho do motor. Caso tenha alguma dúvida, por favor, nos pergunte...Abraços, Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola tenho uma roçadeira tekna e esses dias ao ligar ela para aquecer antes do trabalho ela permaneceu ligada por uns dois minutos e se desligou e agora nao pega de jeito nenhum nao da nem sinal oque pode ser???

      Excluir
  3. Gostaria de saber como fazer a descarbonizarão do motor e quando trocar a vela de ignição .

    ResponderExcluir
  4. meu nome e jose tivi uma maquina da tramontina agora conprei uma esthl 160 eu recomendo essa roçadeira e muito boa

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome e Sandra e minha mãe comprou uma roçadeira HT001Q 2T 43cc. O problema é que tenho que me matar para dar partida na máquina e em apenas 3 dias de uso não consigo mais usá-la pq o motor fica morrendo. Utilizo gasolina misturada na proporção que o fabricante indicou e na embalagem que o mesmo me mandou. Será que estou fazendo algo errado? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, para dar partida na máquina "fria" (primeira partida do dia) é preciso afogá-la e injetar gasolina apertando o primer por 3 vezes. Ai a máquina vai pegar e morrer, você deve baixar o afogar e dar a partida novamente. Depois que a máquina está quente este procedimento não é mais necessário. Talvez essa seja a dificuldade que está encontrando, espero ter podido ajudar.

      Excluir
    2. Olá Sandra, tenho uma dessa, dó que de 52cc, e meu sogro tamvêm tinha esse problema para usá-la, até que um vizinho indicou que não deveria colocar tanto óleo, a proporção ideal, é bem menor, se não me engano, é a metade. Verifique, deve ter algum vídeo explicando isso.

      Excluir
    3. Olá Sandra, tenho uma dessa, dó que de 52cc, e meu sogro tamvêm tinha esse problema para usá-la, até que um vizinho indicou que não deveria colocar tanto óleo, a proporção ideal, é bem menor, se não me engano, é a metade. Verifique, deve ter algum vídeo explicando isso.

      Excluir
  6. Bom tenho uma roçadeira intertec 430 sobre a diluição do combustivel é 25/1 mas estou utilizando o óleo 2t da castrol feito para a sthil e no frasco consta que ele pode ser diluido a metade dos outros óleos ou seja 50/1 e a descarbonização é reduzida em até 4 vezes.Minha duvida é posso fazer a mistura do óleo como consta na embalagem do óleo ou como conta no manual de instruções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, a Stihl tem um óleo diferenciado e tenho vários clientes que usam ele com a diluição indicada por ela e não tem problemas. A única dica que eu te dou é que se resolver mudar a marca do óleo algum dia, você deve fazer uma boa limpeza na máquina para que não haja conflito de componentes dos óleos e possa causar algum dano.

      Excluir
  7. GOSTEI DAS EXPLICAÇÕES, CONTINUA DESPERTANDO A GALERA POIS TEM PROFISSIONAL QUE NÃO SABE FAZER ISSO E NÃO CONHECE ESSES MANUSEIOS.FIQUEM COM DEUS EBONS RESULTADOS.MANDE PRA MIM ALGUMAS DICAS POIS NUMCA SEI OU VOU SABER TUDO, MEU EMAIL:(msantpi@oi.com.br), umabraço.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber o que fazer quando a roçadeira perder força (potência), mesmo depois de limpo o carburador. A minha roçadeira é a sthill fs38.Ela têm aqueles 3 parafusos atrás do carburador. Como regulá-los? Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. tenho uma que ja nem lembro mais a marca dela, a mesma começou a demorar a primeira partida,depois pegava normal, agora ela não pega de jeito nenhum, ja limpei carburador troquei vela,e ainda não pega o pistão tem prassão, pois retirei a vela e dei partida notei que esta com pressão a camara dela, tem faisca no cachimbo da vela, vc saberia o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa verificar se ela não está carbonizada, o normal seria que ela fosse ficando fraca até parar, mas tem que ter alguma sujeira impedindo o bom funcionamento. Só que se o problema fosse carbonização ela pegaria nem que fosse por 2 segundos antes de morrer. Não estou conseguindo pensar em uma boa dica no momento, vou analisar as informações que me passou e se tiver algo melhor pra dizer eu volto a responder.

      Excluir
  10. ola gostaria que alguem me ajudasse, quero comprar uma roçadeira a gasolina da marca terra, será que é boa, o preço ta muito bom 499,00. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reginaldo, não vou defender ou criticar nenhuma marca nesse espaço, mas acredito que você deva fazer uma pesquisa de preços no mercado e só depois efetuar a compra, pois algumas roçadeiras hoje em dia são descartáveis, não sei se é o caso dessa marca, precisa pesquisar, mas não é uma boa comprar pelo preço.

      Excluir
  11. comprei uma Azen e no primeiro dia foi blz, mas daí em diante o segredo da partida é seguir todas as recomendações do fabricante e ficar ZEN (deveria ter desconfiado), pq vou te contar, quando finalmente consigo dar partida já estou é cansado, só faço bater no stop.

    ResponderExcluir
  12. Ola boa noite minha roçadeirra ė uma garthen cg 420 e ela de uns dias pra ca começou a apresentar problema para pegar mais n de primeira na primeira vez com ela fria ela pega até rapido mais caso ela morra ou entao acabe a gasolina apos abastecida ela demora muito as vezes nem pega ja troquei vela uso a mxm gasolina e o mxm oleo sempre sera q seria o caso de trocar o magneto? Ou algum outro problrma mais serio ja que tecnicamente ela deveria pegar mais facilmente com o motor quente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, provavelmente quando isso acontece é sujeira no carburador.

      Excluir
  13. Boa noite, vç poderia me informar se na Makita posso usar qualquer dos óleos? mineral ou sintético, qual a proporção correta de gasolina óleo?.Agradeço obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agnaldo, salvo quando há alguma indicação específica do fabricante você pode usar os dois tipos de óleo, lembrando que deve sempre manter a mesma marca e tipo de óleo para não ter problemas. O óleo sintético é mais utilizado em países de clima frio e o Brasil a grande maioria das pessoas utiliza o mineral.
      A proporção indicada é de 40ml para 1 litro no caso do mineral e 25ml para 1 litro no caso do semi-sintético.

      Excluir
  14. Meu nome é odalicio Nunes, sou de Salvador-Ba. Tenho uma Azen, aparentimente boa mas quando esfria so colocando gasolina no local da vela é que a mesma vem a pegar novamente. Vcs tem uma explicação para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odalicio, na partida fria é preciso afogar a máquina e injetar 3 vezes o primer para que a máquina possa pegar. Caso você não esteja fazendo isso ela não pega e ai sim precisa da gasolina na vela. Só é preciso seguir esses passos na partida fria.

      Excluir
  15. Comprei uma roçadeira pela internet e ela não vem lubrificada. Como faço a lubrificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, se essa lubrificação que você está falando é a da ponteira, você deve tirar o parafuso que fica na lateral da ponteira e colocar a graxa, a quantidade não é muito grande não, aperte a bisnaga, gire a ponteira e coloque mais um pouco. Lembre que tem que ser graxa para alta temperatura, própria para roçadeiras, caso contrário ela vai derreter e não vai lubrificar.

      Excluir
  16. Olá. Meu nome é Genilson. Preciso escolher uma roçadeira a gasolina para o condomínio onde moro. Trata-se de uma área com mato de até 1 metro e meio de altura num terreno de aproximadamente 50 metros de cumprimento e 10 de largura. Gostaria que me indicasse uma marca de roçadeira e a potência necessária. Um conhecido que trabalha na área me indicou a STHIL com 220 de potência, mas custa mais de R$ 2.000,00. Poderia usar uma roçadeira de potência menor para este tipo de trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genilson, para esse tipo de serviço a roçadeira deve ser profissional com pelo menos 43cc. A Stihl é realmente ótima, mas também existem outras marcas boas e com preço razoável, a Shindaiwa é uma delas, mas tome cuidado com máquinas muito baratas, ninguém faz milagre e geralmente as com preços mais atrativos não tem uma qualidade confiável e acabam saindo mais caro pela manutenção que dão.

      Excluir
  17. Olá amigo, eu também estava procurando uma e me indicaram a Makita RBC 412U, de 40,cc potencia muito boa topa qualquer parada. Onde eu moro em Rondonia eu a comprei por 1.195,00. ela não chega a ser totalmente anti-vibração mas dá p/usar bem. Verifique nas lojas uma mais ou menos na faixa de 33 á 40cc da marca Branco , marca muito bõa, só não comprei dessa marca pois não tinha achado aqui nas lojas, a sthill é bõa mas é muuuuuuuito cara. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito das suas dicas.
    Eu tenho um terreno que tem muito mato do tipo pequenas arvores onde tem que usar a foice, nesse caso você indicaria também o uso de roçadeira? Marcelo Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, para mato as roçadeiras são ótimas, mas para pequenas árvores vai depender da espessura do caule e se vai fazer a poda, pois para esse uso existe uma lâmina dentada própria. Depois que inventaram a roçadeira a foice ficou quase esquecida, mas precisa analisar bem no que vai usar. Precisa ser uma roçadeira acima de 43cc que é profissional e para não ter dor de cabeça é bom ir até uma Assistência Técnica da sua região perguntar qual é a que tem maior facilidade de peças, pois isso muda muito de região para região e é um fator muito limitante na hora da manutenção.

      Excluir
  19. Bom dia, tenho uma stihl 160 que agora quando acelera fica excelente quando corta perde a força o que pode ser ? Pode ser carburador sujo se for quais os produtos certos para limpar e como limpa corretamente e qual a regulagem correta para esse tipo de maquina ?
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se está fraca é quase certo que é sujeira, mas fica muito dificil passar esse tipo de dica e bem arriscado fazer isso se não tiver experiência, pois o carburador é pequeno e com vários componentes que nem sempre são muito fáceis de montar, então o mais indicado nesse caso é procurar um Assistente Técnico que não deve cobrar muito por esse serviço. Sinto por não ter uma dica mais eficiente neste sentido.

      Excluir
    2. Olá! A minha roçadeira é uma LIDER, quando eu a acelerava, tendia a morrer; Olhando no carburador, os parafusos que o prendiam, estavam soltando e entrando ar falso; Isso acontece muito com roçadeiras de marca inferior, o bom é apertar os parafusos e colocar cola loctite específica para travar parafusos.

      Excluir
  20. Olá preciso comprar uma roçadeira, para usar no sítio p cortar mato e capim em um mandiocal com a chuva o mato cresceu muito está mais o menos de um metro e meio , n conheço nenhuma marca poderiam me indicar qual é a melhor e mais barata, muito obrigada, boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam, para esse serviço é necessário uma roçadeira profissional com 43cc, se for usar pouco no sítio pode optar por marcas mais baratas, mas se for usar com frequência vale a pena investir nas marcas japonesas que são muito boas. Hoje em dia tem chinesas com bom custo benefício para quem não faz uso diário, elas têm manutenção barata e bom custo. Só que a marca varia muito de região para região, pois é importante saber se os Assistentes da sua região tem peças de reposição da marca que vai adquirir, aqui na região de Campinas-SP temos a Shindaiwa (japonesa) e a Stihl como melhores marcas e maior facilidade de peças e a Kawashima (chinesa) com um bom custo benefício e facilidade de peças, mas precisa pesquisar na sua região, pois muda muito.

      Excluir
  21. Olá Leandro, comprei uma roçadeira Sthil 290, 2hp. Moro em uma chácara de 2.200,00 m2, como pagava R$100,00 por corte à um terceiro, resolvi ter a minha própria máquina. O problema é que sou totalmente leigo no manuseio, pois a única máquina que já operei era elétrica, para cortes pequenos. As perguntas são: Esse modelo é realmente eficiente? Quais os cuidados essenciais para manutenção e intervalos de tempo entre eles, sendo que vou usá-la em média de 2 finais de semana ao mês (2 sábados e 2 domingos). Agradeço desde já a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, se você comprou numa concessionária Sthil fez um ótimo negócio, agora se alguém te ofereceu na rua corre um grande risco de ser falsa, aqui na minha região venderam muitas falsificadas desse modelo.
      Quanto a manutenção varia muito, mas geralmente a cada 6 meses precisa fazer uma revisão básica, com o tempo você vai perceber que a máquina "vai te avisando" ficando mais fraca quando precisa de um boa limpeza. Máquinas dessa marca são muito boas e não costumam dar problemas.

      Excluir
  22. Boa tarde Leandro, meu problema é o seguinte, tenho uma roçadeira Eihel de 2 hp ela tá subindo oléo na vela , a maquina por 10 minutos aproximadamente e para! o que podeira estar ocorrendo ? desde já obrigado 1

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde

    Possuo uma roçadeira costal da Sthil, gostaria de saber se posso utilizar o oleo TCW3, mesmo utilizado em motores nauticos.

    Obrigado

    Charles

    ResponderExcluir
  24. Boas, tenho uma Partner BA407 (Husqvarna) que não pega devido ao botão de descompressão. Como posso resolver o problema? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Ola Leandro, eu estou querendo comprar um roçadeira costal, quando coloco no site do google roçadeira costal, aparece varias lojas vendendo a da marca toyama, eu gostaria de saber se é uma marca confiável e se vc me aconselha a comprar, ela vai ser de uso rasoalvel, ela não vai ser muito exigida para o que eu preciso fazer.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde,

    Minha roçadeira sthil fs 160 não quer funcionar, foi trocado o carburador, a vela e o filtro. Notei que a roçadeira está sem compressão, a vela está centelhando bem. Qual poderá ser o problema? Será que pode ser no pistão ou na camisa?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde.tenho uma rocadeira daquelas do paraguai.era muito boa mas agora nao liga mais.esta mandando centelhas,carburador esta tudo ok.sera que fundiu?qual o sintoma de fundido?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá
    Eu tenho uma Garthen 420, de uns dias para ka começou a incomoda, ela não trabalha mais que 1 hora e perde rotação até se desligar daí não pega mais, só depois de algum tempo, volta a funcionar, mas com o mesmo problema, troquei vela, óleo de acordo com as recomendações do fabricante. É nova trabalhou umas 30 horas mais ou menos.
    Se alguém souber como resolver isso?

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, tem um problema comum que acontece em certas roçadeiras; Quando se coloca óleo 2 tempos numa proporção maior que o recomendado, gera um defeito que se chama; CALÇO HIDRÀULICO, que faz com que quando se puxa cordinha para a partida ,fica muito pesado, pesado mesmo! Par resolver , retiras-se a vela e puxe a cordinha por umas vinte vezes, após ,recoloca-se a vela apertando com a mão e faz-se o teste , se ficar mais macia(normal), pode-se apertar a vela com a chave que a companha a roçadeira, se não, retira-se a vela novamente e puxa-se a cordinha mais umas vinte vezes e repete-se o procedimento até que a puxada da cordinha fique macia novamente!

    ResponderExcluir
  31. olá tenho uma roçadeira husqvarna 128r
    e nos ultimos trabalhos com ela, notei que ela esta perdendo potencia, pois ao acelera-la e levar o nylon em contato com o capim, ela já nao corta o capim com a mesma potencia que tinha antes.
    o que pode ser?
    será carburador?
    será descarbonização?
    será vela?

    grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wanderson, também tenho uma roçadeira husqvarna 128 R que às vezes apresenta o problema citado por você. Normalmente quando isso ocorre é porque a máquina está desregulada, aí levo no técnico e ele regula conforme os parâmetros de fábrica, ficando assim pronta mais uma vez para o uso. Vale ressaltar que essa roçadeira é de uso doméstico, e se você usa continuamente é bem provável que esteja na hora de fazer uma limpeza geral. Irei comprar uma roçadeira da marca branco 1,7 cv para não ter mais esses perrengues. Espero ter ajudado!!

      Excluir
  32. olá tenho um a roçadeira makita a gasolina e o problema é que na velocidade baixa ela esta rodando o disco de corte, ja regulei a velocidade no parafuso mas sem sucesso .... gostaria de saber se alguem pode me ajudar com alguma dica, provavelmente limpeza d carburador desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas recomendo a você verificar tambem se as molas da embreagem não estão arrebentadas preste atenção se mesmo na puxda da cordinha ou girando o disco de corte com a mao se ela apresenta ruídos de metal deslisando ou batendo .ou se todo o conjunto roda simultaneamente

      Excluir
  33. Ola,Leandro! Estou precisando de uma indicação de como escolher uma boa roçadeira a gasolina,sua potencia,seu tempo,durabilidade,com a finalidade para diversas funções em um sitio que necessita de cuidados e no momento estou encontrando dificuldades para fazer uma boa escolha sem que me arrependa posteriormente,com isso conto com sua ajuda em uma breve resposta já que tenho tão pouco tempo pela necessidade de manutenção do terreno,Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, para trabalho no sítio indico roçadeiras a partir de 43 cilindradas e as marcas existem inúmeras, mas aconselho que tome cuidado com as muito baratas, pois tendem a ter uma vida útil bem mais curta.
      Marcas japonesas costumam ser muito boas e algumas europeias também, mas é fundamental que verifique na sua região qual a melhor assistência técnica e qual o modelo indicado por eles, pois os preços das peças variam muito dentro de uma mesma marca dependendo da quantidade vendida de cada modelo, quanto mais máquinas no mercado mais baratas são as peças.

      Excluir
  34. Leandro, boa tarde.
    Gostaria de encontrar um guia com terminologias das partes dos carburadores em display indicando nomes das partes, suas funções e como calibrar...
    grato.

    ResponderExcluir
  35. Você acha que vale a pena roçadeiras de motor 4 tempos, existe uma da Tekna que não é tão cara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, precisa verificar se há mão de obra qualificada na sua região para mexer com essa roçadeira, aqui onde trabalho são poucos profissionais que fazem manutenção neste equipamento. Outra coisa importante é verificar como funciona o sistema de lubrificação dela, pois alguns modelos tem o pescador de óleo e não trabalham inclinados, o que pode gerar problemas e até fundir a máquina se todas as orientações não forem seguidas a risca, mas em contra partida são bem menos poluentes que as 2T.

      Excluir
  36. Respostas
    1. Olá Paulo, nós indicamos que não reutilize embalagens para fazer a mistura. Temos inúmeros casos de clientes com problemas por reutilizarem embalagens e contaminarem a mistura do combustível, o que gera uma grande dor de cabeça pois a máquina precisa ser desmontada e limpa por dentro. Algumas substâncias como sabão, amaciante entre outras criam como se fosse uma cola no interior da máquina.

      Excluir
  37. Comprei uma roçadeira husgvarna 143 r 2hp 41 cc .primeiro é bom equipamento e que oleo 2 tempos devo usar (sintetico ou mineral)

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Leandro, tenho uma roçadeira Makita RCB 2500E, nos últimos dias ela apresentou um problema, dou a partida e ela funciona normal, mais quando ela esquenta desliga, e não pega mais, tem que esperar esfriar. O que vc acha que seria isso, será vela? ou carbonização. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  39. CARO AMIGO, TENHO UMA STHILL 290, ESTAVA TRABALHANDO COM ELA E ELA COMEÇOU A DETONAR O MOTOR OU SEJA AUMETAR A ROTAÇÃO SOZINHA E DESLIGOU. APOS ISSO SEMPRE QUE A LIGO ELA ESTA COM A ACELERAÇÃO DETONADA OU SEJA ELA DETONA E APAGA. O QUE VC ACHA QUE DEVE SER. ESSE MODO DETONAR É SEMELHANTE QUANDO ELA ESTA ACABANDO O COMBUSTIVEL, SERA QUE TEM ALGO A VER?

    ResponderExcluir
  40. bom dia, me chamo Jayme
    tenho uma moto serra sthil ms-180, fabricação 2013, com pouquissimo uso. Apos usá-la 3 dias atras, a mesma não liga mais. Verifiquei descarga, vela, centelha, a mistura é nova. Canso de tentar ligar, naõ liga mesmo. Retiro a vela e a seco. Tento de novo e nada. Noto que varias maquinas sthil tem problemas para ligar quando frias. O que recomendas ? obrigado

    ResponderExcluir
  41. Olá, más como faz mesmo a descarbonização? Acho que é isso que ta acontecendo cm minha "piratinha"!

    ResponderExcluir
  42. Ola! tenho uma roçadeira AZEN HT001Q, ocorre que ela parou de funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo gostaria de adquirir uma roçadeira AZEN HT002Q, como vc ja tem uma AZEN o que me diz a respeito?

      Excluir
  43. Roçadeira LIDER da Brutatec a Gasolina 43cc - Profissional.Alguém conhece ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa tb gostaria de saber... dela e da yamasaki... blogueiro cades tu?

      Excluir
  44. boa tarde meu nome e Gleysson eu tenho uma stihl fs 160 nova com poucas horas de uso quando a ligo espero um pouco e logo apos acelero e ela chega na metade e fica fraca se vc acelerar mais ela apaga oq pode ser?
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  45. Ola.. Estou em duvida qual comprar.. No ML tem umas da marca Azen com preço muuito atrativo.. Esta marca presta? Grato e abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, amigo comprou a roçadeira AZEN? poderia me indicar? obrigado.

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. ola... tenho uma roçadeira, ela liga normalmente , mas quando eu acelero ela morre, fica fraca. Se eu acelerar pouco ela continua ligada ,mas não da para roçar sem acelerar. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  48. olá, gostaria de saber se essas roçadeiras 4 em 1 que tem no mercado são realmente eficientes, pois estou querendo comprar uma brutatec e queria uma opinião especializada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em comprar uma dessas também, pesquisei a marca Thorq, Azen e Terra, mas estou em dúvida.

      Excluir
  49. Olá Leandro, um ótimo ano para você, suas dicas são ótimas, mas quero te fazer uma pergunta :

    estou vendo roçadeira no ml com motor venko, que diz ser fabricado pela honda, será que é bom ?

    A roçadeira que estou vendo é da mago imports. Não trabalho com isto, é para cortar o mato de casa, grama, e um pouco o mato da rua, acredito que 1 vez por mês.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  50. Teno uma sthil FS 55 e não pega de jeito nehhum, pouco tempo de uso, sigo todas as recomendações, fiz a limpeza de vela e nada! Dizem que não é muito boa?

    ResponderExcluir
  51. boa tarde tenho uma maquina roçadeira lider nova usei uma vez e fui usar outra vez ela pegou foi morrendo e nao pegou mais oque fazer

    ResponderExcluir
  52. boa tarde tenho uma maquina roçadeira lider nova usei uma vez e fui usar outra vez ela pegou foi morrendo e nao pegou mais oque fazer

    ResponderExcluir
  53. boa tarde tenho uma maquina roçadeira lider nova usei uma vez e fui usar outra vez ela pegou foi morrendo e nao pegou mais oque fazer

    ResponderExcluir
  54. boa tarde tenho uma maquina roçadeira lider nova usei uma vez e fui usar outra vez ela pegou foi morrendo e nao pegou mais oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em comprar uma dessas também, pesquisei a marca Thorq, Azen e Terra, mas estou em dúvida.

      Excluir
  55. Jose Carlos
    Eu preciso comprar uma roçadeira profissional para roçar pasto muito sujo e em moro, mas não sei qual e a mais indicada. podem ajudar?

    ResponderExcluir
  56. Minha fs 220 sthill não quer pegar oque fazer? Estava funcionando normal , depois de umas 3 semanas fui usar e não quer pegar..

    ResponderExcluir
  57. minha roçadeira começou a ficar fraca..notei que o plug da vela estava escapando corrente ...será que é essa a causa da queda do rendimento?

    ResponderExcluir
  58. Boa noite . Tenho uma Stihl FS 220 , e de uns dias ela começou a morrer quando acelero , fica xoxa depois morre . o que posso fazer , tenho ela ah 1 ano ... Obrigado .

    ResponderExcluir
  59. Olá Bom dia me tira uma dúvida por não podemos usar gasolina aditivada nas Roçadeiras

    ResponderExcluir
  60. Olá Bom dia me tira uma dúvida por não podemos usar gasolina aditivada nas Roçadeiras

    ResponderExcluir
  61. Ols bom dia gostaria de omprar uma rocadeira 4 em 1 da marca lider o fabricante diz que ela e 52 cc ela e recomendada? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em comprar uma dessas também, pesquisei a marca Thorq, Azen e Terra, mas estou em dúvida.

      Excluir
  62. oi dá para colocar lamina na roçadeira da intech machine skim 3000 ela vem só com o nylon ?

    ResponderExcluir
  63. fui trocar o nillon da minha roçadeira e despercebido coloquei a peça de proteção ao contrário. agora o carretel não roda e não consigo retirar o mesmo. o que faço?

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Conhece a marca Brutatec? Um camarada me ofereceu uma de 52cc e 2,6hp por 400R$ (nova). fiquei desconfiado pelo preço muito em conta. Pode me aconselhar se devo ou não
    comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em comprar uma dessas também, pesquisei a marca Thorq, Azen e Terra, mas estou em dúvida.

      Excluir
  66. ola!! a roçadeira nakashi 42.7 é boa? o motor dela é mitsubishi, disseram q é ótima mas como nao conheço é para serviço pesado que quero! o que vc acha? me da uma dica ai! obrigado.

    ResponderExcluir
  67. Olá Leandro, a roçadeira Sthil ficando sem uso longo tempo, teria que funcionar ela de quanto em qto tempo para evitar problemas?

    ResponderExcluir
  68. ola... tenho uma roçadeira UMK435 da Honda 4T, ela liga normalmente , mas quando eu acelero ela morre, fica fraca. Se eu acelerar pouco ela continua ligada ,mas não da para roçar sem acelerar. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma dessas... mesmo problema, isso quando liga, vive afogada, se o tanque está cheio não consegue rotação, sem explicação a medida que o tanque diminui o desempenho melhora.

      Excluir
  69. Daiiane, não sou mecanico mas tenho uma outra marca ja tentou regular a entrada de ar, tá me parecendo problema na mistura ar/combustivel, tbm pode ser sujeira no carburador, se for precisa fazer limpeza...

    ResponderExcluir
  70. O ultimo retorno do Leandro nos blogs foi em Abril de 2014, penso que algo aconteceu com Ele? Caso alguem o conheça ou proximo a Ele, pede pra postar que não irá mais prestar auxilio no Blog ou desativa...

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia. Recentemente adquiri uma chacara e preciso de uma roçadeira boa. Gostaria de saber qual é a melhor, a husqwarna 128r ou a makita 2500ue? Pois os valores são parecidos, porém a husqwarna é indicada como semi profissional enquanto a makita é profissional. Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecna tky43RL 43cc 1,67hp excelente, tenho a 4 anos . Corto touceiras capim grosso de até 1,70m. Só ter os cuidados normais.

      Excluir
  73. Ola boa tarde.
    Tenho uma rocadeira. Ela pega mais depois de um minuto ela fica frouxa ate afogar e depois fica dificil de pegar. Espera e depois ela pega depois fica froxa de novo o que pode ser. Att tiago

    ResponderExcluir
  74. Minha máquina um aparador de grama TEKENA júnior , perde força tanto trabalhando como não trabalhando , basta acelerar bem ; se tiver como me ajudar , fico muito grato. Uma certa vez levei a um técnico (segundo o mesmo) e ele trocou o carburador , mas logo logo apareceu com o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  75. boa noite moro em mairinque sou mecanico de roçadeira varios top descritos sao muito comum nas roçadeiras principalmente , por se tratar da mistura de oleo e , a maiorias dos proprietarios de roçadeiras deixa gasolina na maquina por varios dias e ocasiona deposito de oleo no carburador isso compromete o funcionamento da maquina , faço todo tipo de manutençao em varios tipo de roçadeira pode entrar em contato pelo email gibin3011@gmail.com.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, tenho uma roçadeira Stihl FS 55, estou seguindo as recomendações de fábrica, mistura de óleo 2 tempos com gasolina, sendo que 20 ml de óleo 2 tempos para cada 1 litro de gasolina comum, mas quando termino a utilização da roçadeira, sendo que utilizo a cada 1 hora, percebo que apresenta resíduos de óleo saindo do escapamento, escorrendo para a carenagem da máquina.
    Não sei se isso é normal de ocorrer, ao meu entender isto seria por causa de excesso de óleo na mistura com a gasolina.
    Mas como teste, reduzi a mistura de óleo 2 tempos para 15 ml para cada 1 litro de gasolina comum e mesmo assim continuou o problema.
    Te peço ajuda para resolver isto!
    Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  77. Olá comprei uma rocadeira Toyama RT43L , usei apenas uma vez por 30 minutos com óleo 2T Ypiranga, mas pesquisando sobre marcas de óleo resolvi comprar o Castrol Actevo Extra .
    É um óleo melhor que o ypiranga? Essa marca Toyama é Ruim pra serviços ocasionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso sempre o oleo Castrol 50:1 recomendado para stihl. Minha máquina é Tekna e nunca tive problema. Veja a proporção correta ao fazer a mistura e bom trabalho.

      Excluir
  78. Boa Noite, Meu nome é Giovane e comprei faz pouco tempo uma roçadeira dessa importada pela internet, estava tudo bem com ela, porem passei alguns dias sem utiliza a mesma quando foi colocar para funciona surpresa não pega nem a pau, já troque a vela segui a orientação do manual mais nada mudou, percebi que ela estar soltando a mistura pelo escapamento, Favor peço ajuda de quem souber esse casso desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em comprar uma dessas também, pesquisei a marca Thorq, Azen e Terra, mas estou em dúvida.

      Excluir
    2. A tecna de 43cc e 1,67 hp é muito boa. Atenção: Sempre que terminar o serviço é preciso esvaziar o carburador. Retie a gasolina com oleo da maquina e não o use mais. Use sempre mistura feita na hora. Acelere a máquina até esvaziar o carburador. O resíduo do óleo com gasolina ao ficar parada muito tempo entope o carburador. Após a máquina esfriar, limpe a vela e limpe o filtro de ar. São cuidados simples. Minha máuina funciona a 4 anos, de 2 em 2 semanas trabalha durante dois dias, 8 horas serviço/dia s

      Excluir
  79. Olá, Boa noite eu estou querendo comprar uma Roçadeira mas estou com duvida se compro a Stihl ou Husqvarna? Qual dessas marcas são as melhores?

    ResponderExcluir
  80. As roçadeiras das marcas AZEN, THORQ E TERRA são boas? Cumprem o que prometem? Pois encontrei modelos 4 em 1 por um excelente preço.

    ResponderExcluir
  81. Olá gostaria de saber se realmente entrada de ar no carburador faz a máquina enfraquecer, no meu caso é uma dakimaq

    ResponderExcluir
  82. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  83. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  84. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  85. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  86. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  87. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  88. ola amigos, minha roçadeiras tramontina rc33 hoje ela começou a rodar a helice direto ao dar na partida sem precisar de acelerar, o que poderei fazer para ela voltar a rodar a helice somente quando acelerar

    ResponderExcluir
  89. Olá, meu nome é Eric possuo uma Kawashima 43 minha duvida é ao colocar a lamina em minha maquina depois apertar o parafusoce tentar ligar ela ficou com a ponteira dura ao acelerar ela nem girava qual será o problema?

    ResponderExcluir
  90. Olá, meu nome é Eric possuo uma Kawashima 43 minha duvida é ao colocar a lamina em minha maquina depois apertar o parafusoce tentar ligar ela ficou com a ponteira dura ao acelerar ela nem girava qual será o problema?

    ResponderExcluir
  91. Bom Dia, alguém pode me explicar a razão para não guardar a roçadeira com gasolina no tanque? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renzo, se for usar a máquina no dia seguinte não tem problemas mas se for armazenar por mais tempo é necessário esgotar o tanque de combustível e ligar a Roçadeira até desligar sozinha caso contrário o óleo 2t forma um depósito em forma de gel nas partes importantes dos componentes internos do carburador comprometendo seu bom funcionamento e gerando gastos com manutenção fora de hora.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  92. Olá, tenho uma Husqvarna 345FR, e ontem quando estava roçando morreu como se tivesse acabado a gasolina. Tentei religar mas só liga com afogador puxado, e na hora que tiro o afogador morre de novo. O motor tem ótima compressão e sempre fiz miscela com óleo sintético 2%.

    ResponderExcluir
  93. Olá pessoal, visitem meu canal no YouTube. "Dárcio Arruda"
    Sou um apaixonado por Roçadeiras e um colaborador dando dicas de manutenção através dos comentários nessa rede social.
    Tem muitos vídeos interessantes sobre Roçadeiras 2t e Roçadeiras 4t.
    Fiz algumas participações no canal "ArrudasJardins" com Roçadeiras 2 e 4t.
    Abraço a todos e Parabéns pelo espaço aqui, muito bacana.

    ResponderExcluir
  94. Olá, estou pronto para realizar a compra de uma roçadeira e a que tenho em visão É uma de 43cc, gostaria de saber se ela tem força suficiente para roçar quintal de sítio, onde as vezes tenho brotos de capim colonhão e braquiara baixa, ela tem um bom desempenho nesse meu quintal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou aproveitar esse comentário pois tenho dúvidas parecidas. Leandro, você pode dar dicas de boas marcas para roçadeiras? Pois acredito que a Stilh seja a melhor, entretanto, será que a diferença de preço compensa? Procuro uma para o mesmo uso do amigo que postou logo acima. Me interessei também pelas multifuncionais, será que elas são muito mais frágeis que as convencionais? Muito Obrigado.

      Excluir
    2. Máquinas acima de 40cc geralmente são muito potentes, costuma ser de 2 HP pra cima, se for pra uso contínuo recomendo Roçadeiras de boa qualidade, hoje existem máquinas de várias marcas com preços baratos, ex: Roçadeiras com 45cc ou até acima de 50cc com preços abaixo de 1.000,00, desconfie porquê nem todas tem seus componentes internos de boa qualidade e isso pode lhes custar caro, não vou indicar marcas porque penso que seria deselegante com as concorrentes mas numa pesquisa simples no google já é possível perceber as mais recomendadas, espero ter ajudado.

      Excluir
  95. Ola tenho uma roçadeira garthen 330 quando acelero muito alta rotação ela fica engasgando e às vezes até morre depois o funciona Normalmente quando a ligo e quando acelero muito torna a engasgar de novo como se estivesse acabando a gasolina gostaria de saber porque isto está acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Jefferson, verifique alguns desses itens que segue: a regulagem do carburador, vela de ignição gasta, combustível pode estar velho, bobina de ignição, mangueiras do tanque, filtros sujo, mistura correta de combustível, anéis da camisa gastos, se não conseguir verificar só, vau precisar levar ao mecânico de Roçadeiras. Boa sorte

      Excluir
    2. Olha Jefferson, verifique alguns desses itens que segue: a regulagem do carburador, vela de ignição gasta, combustível pode estar velho, bobina de ignição, mangueiras do tanque, filtros sujo, mistura correta de combustível, anéis da camisa gastos, se não conseguir verificar só, vau precisar levar ao mecânico de Roçadeiras. Boa sorte

      Excluir
  96. Olá. É a primeira vez que posto um comentário aqui. Eu sou Técnico Mecânico mas especializado em automóveis. Comprei, depois de algumas pesquisas, em janeiro deste 2015, uma roçadeira Husqvarna 128R e estou muito satifeito até agora, pois a única despesa extra que tive foi a compra da chave especial para poder regular o carburador. Eu uso gasolina Premium da Ipiranga e óleo 2Tempos também fabricado pela Ipiranga. Não estou fazendo propaganda de nada, pois poderia usar a gasolina Podium da Petrobrás ou a V-Power Racing da Shell, já que o manual especifíca o uso de combustível com 90 octanas no mínimo, mas o combustível da Ipiranga é o de menor preço destes três. Quanto ao óleo 2Tempos, é a Ipiranga que fabrica para a Husqvarna do Brasil. É só conferir na embalagem original da Husqvarna. Quanto à porcentagem de óleo, tenho usado como indica o manual para o óleo Husqvarna, ou seja 1:50 ou 2%. O uso que faço da máquina é de 2 a 3 horas aos fins de semana e tem funcionado perfeitamente. Preparo sempre no máximo 3 litros de combustível, já que o manual recomenda que não seja estocado combustível por mais de 30 dias, mas poderia ser estocado até 60dias sem problema.
    Bom, minha intenção aqui é mostrar através do meu testemunho que não existe mistério na manutenção de um motor de roçadeira, apenas dar atenção à cuidados quanto ao uso e preparo do combustível e óleo, não deixar entrar sujeira dentro do tanque de combustível, e não guardar a roçadeira com combustível no tanque, para não criar goma dentro do carburador e entupir. Boas roçadas à todos.

    ResponderExcluir
  97. eu tenho uma roçadeira brutatec e a aquela peça q puxa pra ligar quebrou vcs tem peças

    ResponderExcluir
  98. eu tenho uma roçadeira brutatec e a aquela peça q puxa pra ligar quebrou vcs tem peças

    ResponderExcluir
  99. OLA TENHO UMA HUSQVARNA MODELO 322R2 SO CORTA SI TIVER O ACELERADOR AZUL PARA CIMA

    ResponderExcluir
  100. OLA TENHO UMA HUSQVARNA MODELO 322R2 SO CORTA SI TIVER O ACELERADOR AZUL PARA CIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão mas não entendi sua dúvida, poderia especificar seu problema de maneira diferente para tentar te ajudar? Abraço

      Excluir
    2. Perdão mas não entendi sua dúvida, poderia especificar seu problema de maneira diferente para tentar te ajudar? Abraço

      Excluir
  101. Bruno. Provávelmente tu estás falando da alavanca do afogador. Se for, tua máquina deve estar com o carburador com alguma goma (sujeira) interna, ou estar desregulado. O carburador também pode desregular quando é usado uma nova mistura de óleo/combustível, devido a proporção de óleo usada nunca ser exatamente a mesma, ou a qualidade do combustível que pode mudar de um posto para outro. Este motores são muito sensíveis à regulagem, que deve ser feita sempre depois que o motor for aquecido por uns cinco minutos. Também altera a regulagem, se esta for feita num dia de clima quente, para funcionar num dia de clima frio, e vice-versa.

    ResponderExcluir
  102. Pessoal. Vai aí uma orientação de como regular um carburador da marca Zama, que é usado na maioria das máquinas Husqvarna, mas que ser como princípio para regular qualquer carburador de motor 2 Tempos. ( Em qualquer carburador, é preciso identificar os parafusos de regulagem de baixa rotação, alta rotação e marcha lenta(abertura da borboleta). Nos manuais das máquinas normalmente tem uma figura(desenho) para fazer esta identificação. Também é necessário ter em muitos casos uma chave especial, para poder regular o carburador.

    Como Ajustar o Carburador de Diafragma ZAMA.

    Na maioria dos Carburadores Zama, para ajudar a encontrar o ajuste correto, há uma letra L ao lado do Parafuso Agulha de ajuste da mistura de Baixa Rotação, e uma letra H ao lado do Parafuso Agulha de ajuste da mistura de Alta Rotação.
    Ajuste normal para os dois Parafusos Agulha do Carburador: Inicia-se com o Parafuso Agulha L. Esse ajuste controla o fluxo de combustível para a Baixa Rotação e Marcha Lenta. Se o Carburador esta muito longe do ajuste para dar a partida, ou tenha sido desmontado, comece girando os Parafusos Agulhas L e H até encostar no fim do curso(sem apertar) e, em seguida, abra 2 voltas cada um. Em seguida, gire o parafuso TAS de ajuste da Borboleta de Aceleração(marcha lenta) até o fim do curso. Ao girar qualquer um destes parafusos tenha o cuidado para não apertar demais ( apenas encoste no fim de curso), pois isso pode causar danos às sedes das Agulhas do Carburador.

    Agora você está pronto para começar os ajustes. Ligue o motor e deixe-o aquecer durante alguns minutos (+ou- 5 min.). Não tente ajustar o Carburador antes que o motor aqueça pois as regulagens mudam quando o motor é aquecido. Comece com o Parafuso Agulha L, gire o Parafuso Agulha no sentido horário e ouça o motor. O motor irá acelerar até começar a diminuir, então comece a girar no sentido contrário, até o ponto de maior velocidade, este é chamado ponto ótimo. Isto é, o ponto mais eficiente para o motor funcionar. Quando você encontrar e definir este ponto do motor, em seguida, ajuste o Parafuso de rotação TAS da Borboleta de Aceleração. Este parafuso ajusta a velocidade de Marcha Lenta, e você deve tentar ajustá-lo para que a embreagem esteja desengatada e a lâmina parada. Nota: quando a embreagem estiver desengata, a lâmina ou cabeçote vai parar de girar. Em alguns aparadores de grama o cabeçote de corte não tem uma embreagem, então ajuste estes motores a uma rotação regular e segura. Depois de ter ajustado a Marcha Lenta é necessário que verifique novamente o ajuste do parafuso L para o ótimo ponto descrito acima. Pode ser necessário repetir estes dois Ajustes várias vezes para obter o funcionamento correto do motor. O parafuso L pode ser aberto de 1/8 a 1/4 de volta a partir do ponto ótimo para ajudar o motor para acelerar bem a toda potência. Para a Alta Rotação o procedimento de ajuste é semelhante ao do Parafuso Agulha L.

    Acelere o motor até a rotação máxima e procure o ponto ótimo como descrito para o parafuso agulha L. O importante a lembrar sobre o ajuste do parafuso agulha L ou H é não deixar a regulagem do motor muito pobre(pouco combustível) neste ponto, (aparafusar) pois você vai encontrar a mais alta rotação quando apertando o Parafuso Agulha. No entanto passando demais além deste ponto pode resultar em danos ao motor. Tal como acontece com o ajuste do Parafuso Agulha L, o Parafuso Agulha H também pode enriquecer um pouco, mas não mais de ¼ de volta a partir do ponto ideal. Se o seu carburador não tem encaixe para uma chave de fenda, é ajustável apenas com uma chave de parafusos especial disponível a partir do fabricante do equipamento original Husqvarna. A Zama não fornece qualquer dessas ferramentas para venda.

    ResponderExcluir
  103. eu tenho uma hitachi 22cc, sempre funcionou normal mas agora ela ta lingando e acelerando sozinha, ai vou dar o comando de acelerar no gatilho ela morre.
    é regulagem de carburador que tem q fazer???

    ResponderExcluir
  104. É preciso proceder com uma regulagem do carburador, mas se não for possível conseguir uma regulagem satisfatória, terá que efetuar uma limpeza do carburador. Bem, o ideal que isto seja feito por alguém que tenha agum conhecimento.

    ResponderExcluir
  105. William. Além da regulagem do carburador, também é preciso verificar o motor quanto a carbonização. Em motores 2 Tempos pequenos, como os de roçadeiras, o mais comum é o coletor de escape ficar parcialmente entupido, devido ao resíduo de óleo quente que sai pelo escape, e após esfriar seca e cria o carvão dentro do escapamento, que vai aos poucos se acumulando e entupindo a saída dos gases de escape. Em casos mais extremos também pode entupir a saída do escape no próprio cilindro do motor. É necessário fazer uma verificação, removendo o coletor de escape para que possa ser visto o que realmente esta carbonizado (parcialmente entupido).

    ResponderExcluir
  106. Eu tenho uma rocadeira a gasolina so que eu tive um rompimento de ombro, ficando meio dificil utilizar a maquina a gasolina pela partida, por isso pensei em comprar uma eletrica qual marca voce poderia me indicar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio eu já trabalhei com a Máster1000Trap como o nome sugere ela tem 1000 wats de potência é uma excelente ferramenta, as da marca Lira também são muito confiáveis, não recomendou que use nylon em máquinas elétricas, use somente lâminas.

      Excluir
  107. ola amigo meu nome e valdir tenho uma toyama rt26 ela ta fraca acelera ate o ultimo mesmo assim a lamina pra que pode ser
    obrigado.

    ResponderExcluir
  108. Valdir. Preciso que explique melhor. Será que é, o motor acelera até o máximo e a lâmina não gira ?

    ResponderExcluir
  109. Oi tenho uma maquina roçadeira lateralTekna
    Guando puxa a cordinha ela funciona
    Mais guando eu acelero ela perde foça e morre
    mesmo com o afogador baixado
    Oque pode ser?ja trabalhei com vários modelos e marcas de roçadeira
    lateral e costal
    Gual é a solução de conserto ?

    ResponderExcluir
  110. gostaria de uma ajuda ??
    tenho uma garthem CG420 e ja troquei os reparos do carburador e a vela, mas ela não pega!!!! podem me ajudar???

    ResponderExcluir
  111. gostaria de uma ajuda ??
    tenho uma garthem CG420 e ja troquei os reparos do carburador e a vela, mas ela não pega!!!! podem me ajudar???

    ResponderExcluir
  112. Olá, tenho uma roçadeira azen 52cc 2 tempos gasolina. Não consigo puxar a cordinha para da a partida quando a vela está montada. A corda trava, sem a vela a cordinha funciona normalmente. Alguém sabe o que pode estar causando esse defeito? obrigadooo

    ResponderExcluir
  113. Tenho uma roçadeira tekna ficou parada por uma semana e agora na pega o que fazer?
    Meu nome é José Carlos

    Josecarlosc829@ gmail.com

    ResponderExcluir
  114. Tenho uma roçadeira tekna ficou parada por uma semana e agora na pega o que fazer?
    Meu nome é José Carlos

    Josecarlosc829@ gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ficou com combustível no tanque, o mais provável é que o carburador tenha entupido. Precisa ser desmontado e limpo, mas tem que ser feito por alguém que tenha conhecimento do assunto.

      Excluir
  115. Olá, tenho uma roçadeira azen 52cc 2 tempos gasolina. Não consigo puxar a cordinha para da a partida quando a vela está montada. A corda trava, sem a vela a cordinha funciona normalmente. Alguém sabe o que pode estar causando esse defeito? obrigadooo

    ResponderExcluir
  116. Pessoal. Diagnóstico de funcionamento de um motor ou de uma roçadeira, por email é difícil. Mais fácil é uma pessoa que tenha conhecimento verificar "in loco". O que pode ser feito é informar aqui o que é mais comum dar defeito.
    1-Sujeira dentro do tanque; 2-Carburador entupido por goma de óleo/combustível, por ter ficado combustível parado por dias, dentro do tanque e carburador; 3-Escapamento entupido por carbonização; 4-Carburador desregulado, por mudança na qualidade do combustível ou proporção da mistura óleo/combustível; No mais é preciso alguém com conhecimento de mecânica para poder avaliar o defeito.
    Ler o manual da máquina, do início ao fim, e depois dar uma pesquisada na internet sobre os detalhes que não ficaram bem entendidos também ajuda. Numa mensagem acima eu detalhei como efetuar a regulagem do carburador, espero que tenha sido útil.

    ResponderExcluir
  117. boa tarde, tenho uma roçadeita costal 43cc toyama e acontece que a mesma pega normal de inicio, e de repente para, retiro a vela e noto que nao chega combustivel na parte de cima do pistao, e nao pega de jeito nenhum, isto aconteceu no primeiro uso e agora depois de um ano e meio continua aconecendo, se alguem tiver uma dica, agradeço.obs.: ja troquei o carburador, porque nao conseguia faze-la funcionar, mas sem entender o real problema, grato

    ResponderExcluir
  118. boa tarde, tenho uma roçadeita costal 43cc toyama e acontece que a mesma pega normal de inicio, e de repente para, retiro a vela e noto que nao chega combustivel na parte de cima do pistao, e nao pega de jeito nenhum, isto aconteceu no primeiro uso e agora depois de um ano e meio continua aconecendo, se alguem tiver uma dica, agradeço.obs.: ja troquei o carburador, porque nao conseguia faze-la funcionar, mas sem entender o real problema, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire o escapamento e veja se não esta entupido pela carbonização.

      Excluir
  119. oi....estou comprando uma roçadeira costal azen mas indeciso se pego a 42 ou a 53 cc o que vcs me recomendam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tamanho do motor da roçadeira vai depender do tipo de serviço que tu vai usar. Uma de 52 cc certamente tem mais força que uma 42 cc, mas tem que avaliar a diferença de preço entre as duas. Quanto a marca, tenha cuidado. Algumas marcas novas no mercado, não tem a mesma qualidade e confiabilidade que as marcas tradicionais. Eu particularmente, não consigo acreditar que uma marca consiga fazer um produto de igual qualidade, por um preço 5 ou 6 vezes menor.

      Excluir
  120. Olá amigos boa noite alguém indica a máquina líder 4 em 1 ela tem rotação 14.000 52 cc

    ResponderExcluir
  121. Perguntas: poderiam indicar rocadeiras acima de 45cc que sejam de 4 tempos? Me refiro a aquelas que tenham boa tecnologia e n venham a onerar na manutencao em relacao as rocadeiras de 2 tempos... Alguem poderia me sugerir marcas e alguns modelos pra pesquisa?
    Vi umas a bateria, mas cheguei a conclusao que o preco ta muito alto e a autonomia e pouca (duracao das baterias, menor potencia que as mais parrudas...etc..)

    ResponderExcluir
  122. Preciso de uma rocadeira que atenda mato alto em pequeno sitio...mas tbm gostaria q ela me auxiliasse na poda d arvores. Vejo essas 4x1 sera q vale a pena comprar? Quero um equipamento forte q atenda a essas necessidades pesadas.

    ResponderExcluir
  123. Olá pessoal.

    Uso uma FS 220 da Stihl (aproximadamente 03 anos de uso) e hoje, não consegui trabalhar pois quando despejava potência na alta o motor apagava como se a misura combustível/ar fosse cortada. Mas antes do motor "morrer" na aceleração emitia um ruído grave dando sinal de perda de potência.

    Limpei o filtro de ar - que estava muito sujo - mas não adiantou.
    Uso a máquina mais ou menos a cada 20 dias e sempre deixo um pouco de combustível no tanque. Não uso muito, apesar trabalhar com ela numa área de aproximadamente 3.000m2 nesse intervalo de 20 dias.
    Nunca foi feita uma limpeza geral. Confesso que não estou cuidando muito bem dela nesse ponto.

    Se alguém puder dar alguma dica agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira o escapamento fora e verifica se não esta entupido pela carbonização. Também examina o duto de saída do escape no cilindro quanto à carbonização e limpe tudo se necessário.

      Excluir
  124. Bom esse blog, com varias dicas boas.
    Sera que alguém pode me ajudar?
    Tenho uma roçadeira marca Terra e a uso a um pouco mais de 1 ano, e esta acontecendo agora um problema.
    Liguei a roçadeira normalmente como sempre fiz(afogador,etc...) só que ao começar a trabalhar ela foi perdendo a aceleração e morreu como se a vela estivesse queimada, ai fiz o seguinte (apos alguns testes), tirei a vela e acendi um fosforo e queimei a ponta, recoloquei e a roçadeira pegou novamente e apos +- 10 minutos voltou o mesmo problema, coloquei uma nova vela e aconteceu o mesmo problema.
    Algumas observações:
    1) Uso sempre a gasolina comprada no dia.
    2) sempre usei a medida recomendada pelo fabricante 25:1 .
    3) Uso o oleo marca Lubrax sintético 2T.
    4) Sempre utilizo velas NGK.
    5) Todo vez que a utilizo procuro sempre limpa-la, principalmente o filtro.
    6) Ja verifiquei a saida do escapamento e esta normal.
    7) Nunca deixo resíduo no tanque e nos testes lavei o tanque e fiz uma nova mistura 25:1 e o mesmo defeito.

    Alguém poderia me dar alguma sugestão do que pode esta acontecendo e de como resolver isso?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é carbonização o carburador pode estar sujo, cria uma goma interna no carburador, que impede que o mesmo faça a mistura ar combustível corretamente.

      Excluir
    2. Heitor, muito obrigado pela informação.
      Gostaria de saber se posso utilizar o oleo 2 tempos da Still e se é recomendado usar 50:1 ao inves de 25:1 (pelo menos isso foi o que o vendedor falou). esta correto ou continuo utilizando 25:1 como recomenda o fabricante com esse esse oleo

      Excluir
    3. O site da Stihl recomenda usar 1:50 ou 2%, ou ainda, 20 ml por litro. Confira o manual da tua maquina.

      Excluir
  125. Boa tarde, estou comprando uma roçadeira marca Lider Brutatec 43cc,nao consegui nenhuma informação sobre ela, será que é uma boa máquina? obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romulo. Vc chegou a comprar a lider 43cc? Se comprou qual sua opinião? Tbm tô interessada em comprar.

      Excluir
  126. Pessoal. Com referencia a mistura de óleo e gasolina, eu comprei numa loja que vende produtos hospitalares uma seringa de 60ml o que facilita muito a medição da quantidade de óleo que eu misturo diretamente numa bambona padrão Imetro de 5litros. Eu preparo sempre 3litros de combustível que eu gasto em 2semanas. Nas primeiras 10 horas de funcionamento eu usei 3% ou 30ml por litro de gasolina, após uso 2% ou 20ml por litro de gasolina. Eu uso 5ml a mais no total para compensar as perdas no manuseio do óleo. Faz exatamente doze meses e esta funcionando muito bem. Na verdade com oito meses eu precisei limpar o escapamento que já estava parcialmente entupido após o período de amaciamento. Agora o funcionamento esta perfeito.

    ResponderExcluir
  127. Faltou informar que uso gasolina de alta octanagem desde o inicio. Comecei usando a gasolina Premium da Ipiranga e atualmente estou usando a Podium da Petrobras. Tenho que lembrar que além da octanagem que impede o motor de ter pré-ignição e super aquecer, também contém 5% menos álcool.

    ResponderExcluir
  128. Tô cansada dessa roçadeira Nagano. Começou a não querer ligar,fui várias vezes na loja e até que ficou lá um mês e conseguiu que funcionasse por um dia, no outro dia fica morrendo assim que liga. Não aguento mais.

    ResponderExcluir
  129. Ola...me chamo leo e possuo uma roçadeira husqvqrna 323Rll trabalho com roçadeiras a 3 anos e sei regular limpar engraxar etc mas nunca tinha me deparado com um problema igual e talvez vcs consigam me elucidar esse caso...o q acontece e q minha maquina perde a força toda vez q coloco a tampa do filtro de ar sem a tampa funciona com toda a potencia mas eh so colocar a tampa e o motor começa a vibrar muito forte e a maquina perde a força...o q podera ser? Agradeço desde ja se puderem me ajudar... Obrigado...leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a máquina funciona normal sem o filtro do ar, é preciso trocar o filtro por um novo.

      Excluir
  130. a minha esta com problema para ligar. puxo o recoil e ele meio que gira em falso. alguem sabe me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  131. Queria tirar uma duvida.minha rocadeira ta dificil de fazer pegar e quando pega funciona e daqui a pouco comeca a perder a forca. Fiz o seguinte desmontei ela e fiz a limpeza das pecas com lubrificante tirei restos de carvao sequei a vela esquentei no fogo e depois amintei regulei mas mesmo assim nao funciona acho que ficou pior. Sera que eu deixei umido demais o pistao o por isso nao esta dando a faisca para o funcionamenta da rocadeira

    ResponderExcluir
  132. Ola boa tarde,, eu usei a minha rocadeira fs 55r sem oleo 1 vez depois guardei depois de algumas semana fui ligar e nao pega mas sera que isso causou algum problema? E como faco para corrigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, infelizmente sim. Certamente algum dano causou ao motor. Se o motor gira mas não pega pode ter desgastado prematuramente o anel de vedação do pistão ao cilindro do motor, mas se o motor não gira pode ter fundido o próprio pistão ao cilindro, ou ter travado os rolamentos do virabrequim. De qualquer forma vais precisar levar numa oficina especializada para abrir o motor e verificar o que aconteceu realmente.

      Excluir
  133. Boa tarde, tenho uma roçadeira husqvarna 128r, quando acelero ela perde a força e apaga. Faço a medição do óleo 2t com medidor indicado, não guardo com gasolina. Alguém pode me dar um dica com arrumar.

    ResponderExcluir
  134. Se após o uso não é secado o carburador e o tanque deixando a maquina funcionar ate apagar por falta pode ocorrer o entupimento do carburador e acontecendo este defeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando, tem deixar a maquina funcionar ate faltar combustível, senão entope o carburador com uma goma que precisa ser limpo.

      Excluir
    2. Valeu obrigado, realmente essa dica, resolveu o meu problema.
      Abraço!!!!

      Excluir
  135. alá bom dia preciso de uma ajuda para escolher uma roçadeira, como aqui em casa dá muito coloniao não sei se assim que se escreve então preciso de uma roçadeira de 40 cc pra cima pesquisei a stihl e infelismente tá acima do meu orçamento ai achei uma da toyama de 42,7cc e 1,7 hp vi alguns comentário bons sobre essa roçadeira e um preço acessível + ou - $780 reais vc sabe se ela é realmente boa posso confiar nessa marca? desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  136. alá bom dia preciso de uma ajuda para escolher uma roçadeira, como aqui em casa dá muito coloniao não sei se assim que se escreve então preciso de uma roçadeira de 40 cc pra cima pesquisei a stihl e infelismente tá acima do meu orçamento ai achei uma da toyama de 42,7cc e 1,7 hp vi alguns comentário bons sobre essa roçadeira e um preço acessível + ou - $780 reais vc sabe se ela é realmente boa posso confiar nessa marca? desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  137. Minha roçadeira é toyama 43cc liga e quando vou usá-la se apaga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais comum é entupir o carburador, que ai torna necessário limpa-lo.

      Excluir
  138. MINHA ROÇADEIRA QUANDO ESTA NA LENTA O DISCO DE CORTE CONTINUA A GIRAR O QUE DEVO FAZER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar tem regular a rotação de marcha lenta. O motor tem que ficar com a rotação baixa em marcha lenta mas tem ficar redondo sem tender apagar.

      Excluir
  139. tenho uma roçadeira importada da china de 2 tempos vendi ela nova para uma pessoa que não soube usar ,arrumei ela por três vezes , na quarta vez peguei de volta o cara tava me tirando a paciência,ele me troce a maquina com defeito e nao consigo fazer ela ligar mais sendo que a primeira vez ele conseguiu quebrar a mola do cordão de partida comprei o kit completo pela internet e a peça veio de santa catarina e eu moro em são paulo coloquei a peça ela voltou a funcionar , e na segunda vez o rapaz troce ela de novo com defeito a maquina não pegava ,arrumei de novo ele tirou a maquina fora de ponto mexendo no parafuso que regula o ponto da aceleração , e na ultima vez eu nao guentei o cara e peguei a maquina de volta devolvendo parte do dinheiro dele pra evitar atritos ,mais agora não consigo achar o defeito da maquina ,desconfio que seja as canetas do carburador que entupiu o cara estava fazendo a mistura de óleo de 1 por 1 um de gasolina e i de óleo eu acho que entupiu o carburador não tenho certeza porque não entendo muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de óleo normalmente é de 2 a 3% ou, de 20 a 30ml por litro de combustível. Se foi usado mais do que isso vai ser necessário limpar o carburador, limpar a vela de ignição e limpar o escapamento. Feito isso, precisa regular o
      carburador. São procedimentos que é recomendado ser feito
      por quem tem conhecimento em maquinas e motores.

      Excluir